Musculação para gestantes

Home - Gestação - Musculação para gestantes

Musculação para gestantes

Musculação para gestantes

Musculação para gestantes

Quando o assunto é exercício físico para gestantes, dificilmente a musculação é lembrada como uma alternativa viável em um primeiro momento.

Por tratar-se de um período de muitas transformações no corpo feminino, desde alterações hormonais até mudanças na forma de caminhar, normalmente são indicados para a mãe e o bebê, exercícios considerados leves como caminhada, yoga, alongamento, hidroginástica, bicicleta ergométrica, etc.

Nesse artigo você vai entender porque é seguro praticar musculação durante a gestação e os seis principais benefícios para a saúde da mãe e bebê.

É seguro praticar musculação durante a gestação? 

Podemos afirmar que a musculação é uma opção comprovadamente segura e eficaz para produzir efeitos benéficos à saúde da mulher e do feto. Na verdade, muitos outros exercícios são bem tolerados nesta fase, mas nem todos reúnem todas as qualidades que encontramos na musculação.

Durante a gestação, algumas complicações como diabetes, hipertensão, dores e desconfortos nas articulações (tornozelos, joelhos, coluna lombar, etc) podem aparecer e a musculação supervisionada é indicada para preveni-las.

Em nosso atendimento no Studio Kraft, conseguimos controlar diferentes variáveis, como a posição do corpo (que deve ser confortável), a amplitude das articulações em todos os movimentos, o tempo de descanso entre os esforços, a quantidade de carga para cada grupo muscular (intensidade do treino), a quantidade de exercícios para todo o organismo (volume do treino).

A preocupação com estes fatores faz toda a diferença para qualquer pessoa, especialmente para as gestantes.

É preciso ser avaliado constantemente a evolução da aluna e readaptar os exercícios para que o treino seja feito sempre de forma segura e confortável.

No Studio Kraft sempre que necessário, entramos em contato com o médico que acompanha a aluna antes de desenvolvermos a rotina de exercícios para que juntos possamos alcançar os principais benefícios da musculação nessa fase tão especial para a família.

6 principais benefícios da musculação durante a gestação 

Até aqui você já compreendeu como um acompanhamento supervisionado é importante para a aluna gestante agora você vai saber os 6 efeitos benéficos da prática de exercícios físicos em diferentes áreas do organismo materno:

1-Controle de peso: o ganho de peso deve ser permanentemente controlado para evitar a ocorrência de deficiência ou excesso.

2-Redução e prevenção de lombalgias: a postura da mulher muda em função da expansão do útero na cavidade abdominal e o exercício físico contribuirá para adaptação da nova postura física.

3-Atividade cardiovascular: a atividade cardiovascular durante a gestação se eleva comparada ao período não gestacional. Com a prática regular de exercícios físicos reduz-se esse estresse cardiovascular, o que se reflete, especialmente, em frequências cardíacas mais baixas, maior volume sanguíneo em circulação, maior capacidade de oxigenação, menor pressão arterial, prevenção de trombose e varizes.

4-Diabetes gestacional: em gestantes que apresentam diabetes gestacional, a atividade física pode contribuir para manter os níveis glicêmicos normais.

5-Autoestima: incluir os exercícios físicos na rotina contribui para que a gestante torne-se mais autoconfiante e satisfeita com a aparência.

6-Pré e pós-parto: diminuição do risco de parto prematuro, facilidade do trabalho de parto com melhor recuperação no pós-parto e redução do número de cesáreas.

De acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists a atividade física desenvolvida durante a gestação deve ter por características exercícios de intensidade regular e moderada, levando em consideração o período gestacional e a saúde em que a mulher se encontra.

Nossa equipe multiprofissional conta com professores e médico reumatologista – especialistas na prática de exercícios durante a gestação e também na presença de dores e doenças.

Você quer cuidar da sua saúde e de seu bebê com toda segurança? Agende uma aula experimental com nossos professores! Clique aqui

Referências Bibliográficas:

Karolina Petrov Fieril, Anna Glantz e Monika Fagevik Olsen; The efficacy of moderate-to-vigorous resistance exercise during pregnancy: a randomized controlled trial; 2015 Nordic Federation of Societies of Obstetrics and Gynecology, Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica 94 (2015) 35–42

Nascimento SLGodoy ACSurita FGPinto e Silva JL.; Recommendations for physical exercise practice during pregnancy: a critical review, Rev Bras Ginecol Obstet. 2014 Sep;36(9):423-31. Epub 2014 Sep 8

Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 3 (2): 151-158, abr. / jun., 2003

Compartilhar:

Posts Recentes