Envelhecimento ativo

Home - Qualidade de Vida - Envelhecimento ativo

Envelhecimento ativo

Envelhecimento Ativo

Envelhecimento ativo: já é uma realidade no Brasil

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Nesse artigo você vai entender como é possível no Brasil envelhecer ativamente.

Ao longo dos últimos anos muito se fez na área da saúde, como os programas de prevenção, tecnologia no diagnóstico e tratamentos cada vez mais avançados. Este aumento do número de anos de vida, no entanto, precisa ser acompanhado pela melhoria ou manutenção da saúde e qualidade de vida do idoso.

Há muita desinformação acerca da saúde do idoso e são vários os desafios do envelhecimento populacional tanto no contexto de saúde pública quanto os altos gastos na saúde suplementar.

Dessa forma, a atividade física, é um relevante meio de promoção da saúde e redução dos fatores de risco e os efeitos deletérios ocasionados pelo envelhecimento (Organização Mundial da Saúde – OMS).

O que acontece em nosso corpo quando envelhecemos

À medida que um indivíduo envelhece, sua qualidade de vida é fortemente definida pela sua habilidade de manter autonomia e independência.

Conforme chegamos à meia-idade, por volta dos 45 anos, as doenças não transmissíveis se tornam as principais causas de morbidade, incapacidade e mortalidade em nível global. O risco aumenta com o tabagismo, falta de atividade física, dieta inadequada, entre outros fatores de risco da vida adulta.

Dentre os efeitos deletérios do envelhecimento podemos destacar o aumento do peso corporal/gordura, diminuição da massa muscular, da densidade óssea e capacidade de regeneração. Além disso, há uma diminuição da agilidade, coordenação, equilíbrio e flexibilidade.

Diante desse quadro parece que não há muito que se fazer, mas o envelhecimento ativo já é uma realidade!

Envelhecimento ativo

Adotar um estilo de vida ativo além de gerar diversos benefícios à saúde e na qualidade de vida torna o idoso um independente funcional.

A inatividade física é responsável por aproximadamente dois milhões de mortes prematuras no mundo anualmente e também acarreta uma elevação do custo econômico para o indivíduo para a família; uma vez que são grandes os desafios nas políticas de saúde e os elevados custos nos planos de saúde.

Os hábitos alimentares devem respeitar as necessidades biológicas de regularidade de ingestão de nutrientes para cada etapa da vida evitando abusos e uso de drogas.

O resultado do envelhecimento ativo com uma boa nutrição é o aumento da expectativa de vida.

Afinal, estar bem consigo e poder estar presente nos encontros de família e amigos, curtir os netos, viajar e dividir as experiências e histórias de vida é um direito de todos.

Aqui no Brasil o Kraft Studio dá oportunidade ao envelhecimento ativo em um ambiente seguramente equipado. Dessa forma as pessoas enxergam seu potencial e alcançam seu bem-estar físico, social e mental de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades.

Nosso objetivo é promover o envelhecimento ativo, aumentar a expectativa de vida, inclusive aos que são mais frágeis fisicamente e que requerem cuidados.

 

Fonte:

Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 3 (2): 151-158, abr. / jun., 2003 OMS,

http://bvsms.saude.gov.br/

https://www.health.harvard.edu/pain/exercise-can-ease-rheumatoid-arthritis-pain,

Organização Mundial da Saúde, 2005

Fundação Getúlio Vargas – FGV, 2019;

CDC, 2004.

 

Compartilhar:

Posts Recentes