Início » Exercício físico e emagrecimento
O ganho de peso é uma preocupação de grande parte da população. Porém, nós gostaríamos de conversar sobre esse tema para entendermos em que contexto o aumento de peso deve ser considerado um fator preocupante. Qual a nossa relação com a balança ou com o espelho? Será que essa relação é consciente, equilibrada ou excessiva? Nesse texto também vamos entender melhor a diferença entre emagrecer e perder peso.
Após uma consulta médica você recebe a seguinte orientação: “precisa perder peso”. Ou, digamos que você tentou vestir uma peça de roupa, não se sentiu muito bem e concluiu: “preciso emagrecer”.
Independente do ponto de partida é preciso entender o que exatamente estamos buscando e como alcançarmos, certo? Emagrecer ou perder peso? Qual o seu objetivo?
A perda de peso acontece por alguns motivos. A desidratação, por exemplo, reduz nosso peso corporal e essa situação tem um reflexo imediato na balança. Já o emagrecimento, por definição, acontece com a redução da gordura corporal e, culturalmente, adotamos a balança como ferramenta de avaliação do emagrecimento. Trata-se de um equívoco pois, a balança jamais poderá nos dizer se engordamos ou emagrecemos, apenas se estamos mais pesados ou mais leves. Pode parecer confuso mas é possível engordar perdendo peso, assim como também é possível emagrecer ganhando peso!
O exercício físico, em especial o exercício resistido (a musculação) é o seu melhor amigo quando o assunto é emagrecimento (redução de gordura). Falaremos mais à frente sobre a contribuição dos exercícios porém é importante lembrar que a alimentação é fundamental em todo o processo.
Acreditamos que parte de toda essa preocupação seja fruto de uma ideia confusa, difundida por anos, de que toda pessoa tem um peso ideal. Mas qual seria o peso ideal de uma pessoa?
Como dito acima a importância dedicada à balança, ao longo do tempo, desencadeou uma série de frustrações, e até distúrbios, e isso se deve à preocupação excessiva com os números ali encontrados. Nós gostaríamos de propor uma preocupação com outros números importantes, quando o assunto for saúde. Aqui estão alguns deles:
. glicemia (concentração de glicose no sangue); . lipemia (taxa de gorduras no sangue); . frequência cardíaca; . pressão arterial.
Uma boa avaliação médica com exames periódicos poderão dizer, não se você está no peso ideal, mas se você apresenta níveis compatíveis com uma boa saúde.
Nós, da equipe Kraft, acreditamos também que a preocupação com a estética corporal é importante mas que essa avaliação deva ser individual. Sugerimos equilíbrio nas escolhas relacionadas à alimentação e exercício físico além do respeito ao tempo necessário das adaptações do nosso organismo. Sempre com a orientação do profissional de cada área responsável!
Nesse sentido, acreditamos que o peso ideal é aquele que contém sua saúde e sua felicidade!
Para um emagrecimento saudável é importante que a aluna ou o aluno sejam orientados por nutricionista e profissional de educação física pois o processo exige cuidados com a alimentação e com a escolha dos exercícios, sua intensidade e seu volume.
O emagrecimento acontece com o balanço calórico negativo, ou seja, uma ingestão menor que o gasto energético ao longo de um período (dias, semanas, meses). Cabe ao nutricionista adequar a alimentação à rotina do paciente de acordo com suas necessidades e programa de treinamento. Quanto à escolha dos exercícios a maioria das pessoas costuma ter a resposta na ponta da língua sobre qual é o exercício mais indicado para quem quer emagrecer: o exercício aeróbio. Mas não é…¹
Todo exercício contribui para o emagrecimento gastando calorias durante sua execução. É verdade também que o exercício aeróbio consome gordura como energia na intensidade e duração adequadas. Mas a musculação contribui 2 vezes para o emagrecimento porque gasta calorias durante sua execução e queima gordura na recuperação do treino, quando já estamos descansando. Nosso maior gasto calórico diário (70%) acontece no repouso, em grande parte por conta da massa muscular. Quando treinamos os músculos, esse gasto é potencializado fazendo com que nosso organismo “continue emagrecendo” mesmo fora do momento de treinamento. Sem contar que, com os músculos mais fortes e mais resistentes você poderá, também, fazer exercício aeróbio se quiser com mais qualidade e segurança.
Ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente. E não esqueça de enviar esse texto para as amigas, amigos e familiares.
Um abraço, Equipe Kraft.
1 – Diet, exercise or diet with exercise: comparing the effectiveness of treatment options for weight-loss and changes in fitness for adults (18–65 years old) who are overfat, or obese; systematic review and meta-analysis; James E Clark; Journal of Diabetes & Metabolic Disorders (2015)
Academia no Paraíso em São Paulo, especializada em treinos para idosos, gestantes, emagrecimento, ganho muscular e alívio de dores crônicas
© 2019 -2024. Todos os direitos reservados – Kraft Studio. Criado por: Black Cat Marketing Digital