Musculação e Hipertensão Arterial

Home - Hipertensão - Musculação e Hipertensão Arterial

Musculação e Hipertensão Arterial

Musculação e Hipertensão Arterial

Musculação e Hipertensão Arterial

Quando falamos em exercícios com pesos (musculação) geralmente associamos os benefícios desta prática apenas ao sistema musculoesquelético (músculos, articulações, ossos, tendões, ligamentos). Normalmente, o exercício aeróbio é lembrado pela maioria das pessoas, e profissionais da área da saúde, quando o assunto é saúde do coração, problemas com a pressão arterial, etc.

Durante muitos anos, o exercício aeróbio foi a principal ferramenta de estudos relacionados à segurança do exercício físico para populações debilitadas e para o condicionamento físico. Por isso, durante um bom tempo, só podíamos afirmar, com evidência científica, a segurança deste tipo de exercício. Com o passar dos anos, observando pessoas doentes praticando musculação, os pesquisadores se preocuparam em comprovar os benefícios deste tipo de exercício, já observados na prática.

Hoje sabemos que, o exercício resistido, a popular musculação, é tão ou mais seguro que o exercício aeróbio e também mais eficiente¹,². Pessoas com problemas cardíacos, idosos principalmente, apresentam, além das fragilidades cardiovasculares, dores ou desconfortos nos joelhos, tornozelos, quadris (articulações dos membros inferiores) e demais articulações do corpo. Pessoas sedentárias, destreinadas, com sobrepeso (jovens, adultos de meia idade, idosos) tendem a sofrer de enfraquecimento muscular e exercícios aeróbios são caracterizados por um alto número de repetições (grande volume).

Normalmente, estes indivíduos desenvolvem dores articulares ao praticar exercícios aeróbios para cuidar do coração. Por que, então, orientar caminhadas, corridas, bicicletas para pessoas nestas condições? Por que fazer com que as articulações (sistema musculoesquelético) sofram, com o objetivo de “cuidar do sistema cardiovascular” sendo, que posso fazer um tipo de exercício que cuidará de todo o sistema, sem danificá-lo? A musculação tem se mostrado a melhor ferramenta (mais eficiente e mais segura) para cuidar tanto do sistema cardiovascular quanto das articulações dos praticantes de exercícios.

Você sabia que, todo indivíduo hipertenso, precisa ter sua pressão arterial mensurada antes e após seu exercício físico? Nós, da Equipe Kraft, acompanhamos a pressão arterial de nossos clientes. Por adotarmos uma conduta baseada em evidências, sabemos que este procedimento é fundamental para a segurança cardiovascular do praticante.

Gostou do texto? Assine nossa newsletter para receber os demais textos e novidades. Acompanhe nossas redes sociais e venha conhecer o nosso espaço! Será um prazer recebê-la (o)!

Referência bibliográfica:

1 – Resistance training reduces systolic blood pressure in metabolic syndrome a systematic review and meta analysis of randomised controlled trials – 2016;

2 – Exercise Training for Blood Pressure A Systematic Review and Meta-analysis – 2013.

Compartilhar:

Posts Recentes